Pressão estética: vale tudo pelo corpo perfeito?



Ter o corpo dentro do padrão estético das revistas, ou das redes sociais, é um desejo principalmente das mulheres. Mas como fazer para não cair nas armadilhas da pressão estética e fazer mudanças que se quer, de fato?


Não existe nenhum problema em querer mudar o corpo e realizar procedimentos estéticos, desde que seja algo que você quer. A pressão da sociedade pode fazer você se achar feia(o) ou com um corpo fora da realidade, enquanto que talvez até você esteja dentro (ou perto) do padrão visto nas revistas e nas redes sociais.

Quem é acompanhante vive isso de uma maneira mais intensa porque o corpo é também parte do trabalho. E aí pode trazer dúvidas, como: Colocar ou não silicone? Fazer preenchimento e ficar com os lábios da moda ou continuar com minhas características?

Lógico, também envolve a análise de retornos financeiros que cirurgias estéticas podem trazer. Novos perfis de clientes podem ser alcançados, além de aumentar o faturamento. Ou, também, o contrário pode acontecer e acabar diminuindo o número de atendimento e de contratantes.

Não é uma decisão fácil e rápida, ela deve ser muito bem planejada.

O desejo é seu mesmo?

Uma dúvida muito comum é saber se a insatisfação com o corpo tem a ver com desejos genuínos ou alguma imposição da moda. Porque na maioria das vezes a pressão estética das revistas ou dos corpos perfeitos nas redes sociais (e normalmente são fotografias cheias de filtros e photoshop) é inconsciente.

Você não percebe, mas ela está lá, alimentando desejos de mudanças que nem são seus. Por isso, a reflexão é muito importante para entender quais são seus interesses e se eles estão de fato relacionados com você ou com a forma que os corpos são vistos hoje.

Entenda, a perfeição não existe. E nenhum gosto é 100%. Mudar ou não o corpo não significa que você irá ter mais clientes, por exemplo. E a decisão sobre procedimentos deve ser sua, somente sua.

O que analisar antes de realizar um procedimento estético?

Seja por pressão estética ou não, você decidiu realizar um procedimento. O que levar em consideração?

Antes de mais nada, você deverá pesquisar cirurgiões plásticos que sejam confiáveis. Por isso, avalie bem, converse com pacientes, reflita e, por fim, agende uma consulta. O ideal é até procurar alguns profissionais antes de tomar uma decisão. Lembre-se, é o seu corpo que você quer alterar, e toda intervenção pode trazer riscos.

Outro ponto importante é entender qual é o tempo de recuperação após a cirurgia. Porque é fato: até estar 100% recuperado(a), você não conseguirá atender. O ideal é que você se planeje com antecedência, prepare-se financeiramente para esse período em que não vai entrar dinheiro.

E, claro, outro ponto importante a ser pensado antes de realizar um procedimento estético: é possível e estou disposta(o) a realizar métodos menos invasivos? Cirurgias como silicone nos seios ou rinoplastia, por exemplo, não é possível realizar com intervenções que não sejam cirúrgicas. Mas, por exemplo, aquela lipoaspiração tão desejada, será que não é possível ter o resultado esperado sem uma operação? Claro, se você está disposta(o) a ir atrás do resultado mais lento, mas com menos riscos.

Quer realizar um procedimento estético?

Se você já está decidida(o) em passar por um procedimento estético, vá realizar este desejo. Não há problema algum em fazer mudanças no seu corpo, desde que seja algo que você quer.

Afinal, nada melhor do que se olhar no espelho e ficar feliz em se ver, não é mesmo?

No canal do Youtube do Fatal Model, as embaixadoras Lolla Poltronieri e Kelly Medeiros falaram um pouco sobre o assunto e sobre as motivações ou não em fazer intervenções no corpo.

Tecnologia do Blogger.